sábado, 29 de março de 2008

Proposta de Estudos


REFLEXÕES....DÚVIDAS, QUALIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO, REGISTROS, PROPOSTA DE ESTUDOS




O que prejudicou a apresentação do portfólio de aprendizagens no workshop de avaliação 2007/02, foi a indisponibilidade de um computador com internet. Acho que esse recurso é básico na hora de mostrar o trabalho.
Como o portfólio é construído no decorrer do semestre e nele são postadas as vivências, experiências, imagens, pensamentos, tentativas e resultados ocorridos em sala de aula durante todo o período, na minha opinião, a apresentação deveria ser do próprio portfólio. Com destaque para algumas ações ou trabalhos que evidenciam as aprendizagens, escolhidos por quem está apresentando.
Da minha parte também houve uma excessiva preocupação em mostrar “argumentos e evidências”, o que gerou muita ansiedade. Repensando agora, passados 2 meses, vejo que exagerei e gastei muita energia com receio de errar.

Qualificação do portfólio

O portfólio é um instrumento de trabalho abrangente, porque ele pode ser acessado por todos, serve de memória, divulga idéias e conhecimentos, bem como erros e acertos ocorridos em sala de aula. Todas nós, como professoras sabemos que sem registro das atividades perderemos ricas vivências. Nosso trabalho é dinâmico e exige uma energia que muitas vezes nos falta e o tempo é curtíssimo, ainda mais agora com as salas mais cheias. Com isso, as postagens semanais irão valorizar nosso trabalho.
O que também qualifica o portfólio é a disponibilidade de máquina digital, filmadora, acesso a internet na escola, saídas de campo. Estar presa e ter conhecimento do que se poderia fazer gera uma certa frustração, que também tem que ser trabalhada.

Proposta de estudos

Sabemos que a formação escolar necessita ser repensada e refletida, os índices de desistência, reprovação, baixa aprendizagem, desinteresse, desencanto pela escola são muito altos. Como profissional ativa nesse processo chamado “educação”, não raras vezes sinto-me entristecida com essa realidade. Vejo o portfólio de aprendizagens como um instrumento capaz de aguçar nossa reflexão.
Postando continuamente nossas atividades teremos melhores condições de refletir e avaliar nossas práticas.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 18 de abril de 2008 às 15:55 , Blogger Maxi disse...

Jussara querida!

Que prazer ler teus registros e tuas reflexões. Com relação ao 'post' referente à ATIVIDADE 1 solicitada pelo SI, o nível de criticidade presente nele não só confere às expectativas do Seminário Integrador 4, como o torna uma fonte de ótimo nível para a consulta dos demais alunos que desejem construir um texto ou um olhar mais crítico, isto é, melhor embasado.

Quanto à crítica que fizeste sobre a importância de terem disponibilizado internet para a apresentação dos trabalhos, sou obrigada a concordar. No entanto, Jussara, sabemos as dificuldades ou limitações que os laboratórios e os pólos ainda enfrentam em termos de responder a todas as nossas necessidades e expectativas. Entendo que estamos todos aprendendo, na verdade. Mas também é preciso que caminhemos juntos: seria muito importante, neste sentido, que vocês solicitassem este serviço, quando de uma próxima apresentação, aos coordenadores do pólo. Pois estes registros que vocês fazem aqui, são mais de cunho acadêmico - não administrativo. Penso que o pessoal do pólo de Sao Leopoldo se mostra muito solícito a este tipo de solicitação.. é preciso, entretanto, que os informemos!

Voltando, gostaria de saber mais sobre a tua avaliação pessoal com relação a tua apresentação do portfolio! O que te foi mais enriquecedor nesta atividade? Que aspectos ocuparam mais a tua atenção? Que dificuldades ou superações esta apresentação de tuas aprendizagens desencadearam em ti?

Por oportuno querida, aproveito para informar que estarei visitando teu Portfólio 2 vezes por mês este semestre! Também aproveito para lembrar que a ATIVIDADE 2: referente ao plano de estudos deverá ser publicada no ROODA e AQUI até o dia 20/04 ok!

Um abraço com carinho, da colega,
Maximira carlota
Tutora do SI4 - PEAD-FACED UFRGS

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial