segunda-feira, 27 de abril de 2009

Quem somos nós?


"O desafio da diversidade só poderá ser trabalhado se nos dispusermos a aprender sobre cada povo, cada cultura, cada etnia. Para tanto temos que fazer um esforço para aprofundar o entendimento acerca da composição étnico–racial do meu entorno e, principalmente, da minha comunidade escolar e construir conceitos que superem os pré-conceitos que produzem a discriminação". (enfoque 2)

Trabalhei com meus alunos o enfoque 2 construindo uma curta árvore genealógica. Com ela percebemos que temos uma grande quantidade de sobrenomes diferentes e chegamos a conclusão que: "somos uma turma de brasileiros, produto de uma mistura muito fina".

No domingo passado, assistindo o canal futura vi um vídeo intitulado "Somos 6 bilhões". "6.000 entrevistados. 65 países visitados. 4.550 horas filmadas de entrevistas. O “Somos 6 Bilhões” aventura-se a capturar a essência da humanidade contemporânea através de retratos que questionam os valores universais do homem. O que é a felicidade? Quais as lições que podemos tirar a partir das dificuldades que a vida nos impõe? Qual o sentido da vida?"

A proposta dada em aula, aliada a atividade desenvolvida com os alunos, refletiu diretamente na proposta do documentário.

Todos os trabalhos caminharam para o mesmo fim que é, a meu ver, que todas as pessoas tem valor, estilo, costumes e sabedorias e a valorização disso tudo forma a raça humana.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 24 de maio de 2009 às 10:33 , Blogger Luciane Machado disse...

Juçara, é muito importante trabalharmos a diversidade cultural, e suas contribuições na construção do país, compreendendo a trajetória das história.Bjs.

 
Às 30 de maio de 2009 às 13:21 , Blogger Geny disse...

Querida aluna Juçara Beker!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
As suas colocações são todas muito importantes para a sua trajetória acadêmica. Seus registros apresentam clareza. Objetividade, com reflexões questionadoras. Concordo “étnico–racial do meu entorno” quanto a sua fala precisa ficar atenta com a sua circunvizinhança, um olhar consciente faz a diferença. Parabéns! Excelente questionamento e aplicabilidade com seus alunos!
Obrigada por suas postagens!
Um Abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial