MATEMÁTICA
Classificação e seriação - Atividades desenvolvidas com a Turma 41-quarta série
A partir da realização das atividades e leitura dos textos de matemática planeijei e desenvolvi com a turma várias atividades de classificação e seriação.
1) Solicitei que a turma classificasse os colegas usando três critérios diferentes. O grande grupo teria que ser dividido em grupos menores. Entre outras classificações surgiram:
Por idade: [De 9 A 10] [De 11 a 12] e de [13 a 15]
Por cor: [negros] [brancos] [mulatos]
Por time que torce: [Inter] [nenhum] [Grêmio]
obs.: os critérios de classificação partiram do/as alunos/as e percebemos que existem muitos...
2)Estou desenvolvendo um projeto sobre ecologia/meio-ambiente e dentro disso trabalhamos a reciclagem de materiais (antigo lixo).
Materiais pertinentes para seriação: (as crianças desenharam os materiais)
- garrafa pet
- latinhas (alumínio)
- vidro
- papel jornal
- papel branco
- papelão
- caixa de leite
- caixa de ovos
- outras latas (azeite, ervilha, milho, etc)
- plásticos duros (baldes, banheiras, garrafas de alvejantes, potes de chimia)
Usamos dois tipos de critério para fazer a seriação e agrupamento
Por preço do quilo
De R$ 0,10 a R$ 0,60 (papelão, outras latas (azeite, ervilha, milho, etc), plásticos duros, vidro, papel branco, papel jornal, PET)
De R$ 2,50 a R$ 8,00 (cobre, latinhas (alumínio))
Por tipo de material (esse critério partiu dos alunos e os agrupamentos também, segue relato de algumas justificativas das crianças sobre os agrupamentos...
Alguns materiais ficaram agrupados assim:
- papel jornal
- papel branco
- papelão
- caixa de leite
- caixa de ovos
- vidro
- cobre
- PET
- outros plásticos
- todas as latas
Depoimentos dos/as alunos/as
Betina disse: "Eu separei assim porque são quase todos do mesmo material"..
“Os papéis todos combinam, não dá para colocar ferro com papelão”
Rosa disse: “Tem uns que compram junto e outros separado”. (essa aluna trabalha com reciclagem)
Gabriele disse: “Coloquei o fio de cobre com o vidro porque não tem outros para misturar”
Mariana disse: “Eu deixei o vidro sozinho, porque não tem um conjunto pra ele”
Na seqüência usamos alguns dados coletados para entrar no estudo dos gráficos.
Criamos Gráficos a partir das seguintes pesquisas:
Idade dos alunos [De 9 A 10] [De 11 a 12] e de [13 a 15]
Meninos, Meninas e Quem já rodou
Signos do zodíaco e etc
link para o gráfico de idades da T-41
http://jucarabecker.pbwiki.com/Atividade4-matem%C3%A1tica
Marcadores: REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
2 Comentários:
QUE ATIVIDADE FANTÁSTICAA!
Gostaria de saber qual a tua reflexão sobre ela.. o que proporcionou a ti e aos alunos em termos de aprendizagens (não que eu não tenha captado tudo que ela proporcionou, mas por uma solicitação do SI de que exponhamos essas idéias no blog!)
Abraços amada!
Maximira Carlota
TUTORA SI4 - PEAD-FACED UFRGS
Juçara, adorei as aprendizages apresentadas e o passio pelo mato, muito legal, lembro da sua atividade, que até comentei sobre as raças informadas pelos alunos, muito boas as postagens referentes as outras interdisciplinas.BEIJÃO.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial