A Dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Apesar de existir uma grande desavença entre os professores de dança e os profesores de educação física - os primeiros se julgam com maior aptidão para ministrar essas aulas a dança faz parte dos PCNs.
Este documento entende a educação física como cultura corporal, e "dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta" (BRASIL, 1997, p. 26-7).
"O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções" (BRASIL, 1997, p. 15).
Nas escolas estaduais do RS não há professora específica para educação física nas séries iniciais, a professora é unidocente, apesar da importância dessa disciplina.
Alguns alunos e alunas da minha turma de quarta série gostam muito de dançar e o espaço para esta atividade é proporcionado no horário da aula de educação física.
Como eu não sei dançar eles tentam me ensinar, o que não é tarefa fácil. A influência agora é música indiana, em função da novela.
É um momento muito importante de socialização, trocas, respeito com as diferenças, além de exercitar o corpo.
Marcadores: Seminário Integrados VI
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