domingo, 23 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Organização do Ensino Fundamental

Professora Maria Goreti Farias Machado



Reflexão sobre PPP, Regimento Escolar e Gestão Democrática



Através das leituras, fóruns, vídeos assistidos e trabalhos realizados nesta interdisciplina tive a oportunidade de ampliar e estreitar meus conhecimentos sobre o PPP, o Regimento Escolar e de como deve ser uma Escola Democrática.
Apesar de estar há 6 anos trabalhando em uma escola pública estadual, nunca havia assumido minha participação efetiva na elaboração do PPP, tão pouco havia lido o Regimento Escolar.
Hoje sei que a gestão democrática está sendo implantada de maneira lenta e que aos poucos s legitimará nas escolas.
Para que este processo democrático continue se desenvolvendo deve esxistir harmonia entre o PPP e o Regimento Escolar.
É papel da escola ampliar o processo democrático, abrir espaço para a comunidade participar e contribuir na organização dos trabalhos escolares.
Ainda temos grandes dificuldades em aceitar as diferenças.
Apesar da luta pela democracia já existir há mais de 20 anos, sabemos que nós docentes não somos gestoras, principalmente quando os governos são autoritários, como o atual.
Forças opositoras neoliberais são contra a gestão democrática, possivelmente temem o poder que uma escola harmônica, onde as diferenças são aceitas e todos tem expressão, pode gerar.
Hoje temos nossos alunos e alunas avaliados pelo SAERS, através de prova padrão, e para 2009 as escolas estaduais estão sendo obrigadas a optarem por métodos de alfabetização.
A escola escolhe entre três métodos (GEMPA, Ayrton Senna e o outro não lembro o nome agora). O material vem todo pronto e as professoras apenas aplicarão os materiais. Como aprendemos, no início do semestre, é a terceirização da mão de obra pública (nós) para organizações particulares que venderão seus métodos.
Mas a luta continua!!!
Devemos lembrar sempre que a Constituição Federal Brasileira garante o direito à educação e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Façamos valer esse direito que apesar de garantido, muitas vezes não é lembrado.
Juçara Becker

1 Comentários:

Às 12 de maio de 2009 às 09:28 , Blogger Gláucia Henge disse...

Olá! Que ótimo que a interdisciplina pode te ajudar a refletir sobre as questões norteadoras do fazer pedagógico na dimensão da escola como um todo!
Abraços,

 

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