domingo, 11 de maio de 2008

CIÊNCIAS/PORTUGUÊS



Construção de um bichonário com a quarta série



Como estamos trabalhando ecologia/meio ambiente, desde o início do ano, resolvemos construir um bichonário.

Cada letra do alfabeto deve ser ilustrada com um bicho, pode ser inseto e conter uma explicação/curisidade sobre ele.

Exemplo A - ABELHA - Inseto produtor de mel, vive em colméias, etc.

A tarefa foi realizada em duplas. Em dois momentos trabalhamos em sala de aula, usando os horários de português e ciências e durante o feriadão, do dia 1 de maio o trabalho deveria ser terminado em casa.

As crianças tiveram acesso a livros, revistas e dicionários da escola para fazer o trabalho, além do conhecimento próprio e do material de casa.

Aspectos positivos da atividade:

Gerou interesse, participação da família, conhecimento sobre os animais, troca de materiais entre os colegas e pesquisa.

Aspectos negativos da atividade:

Eu não padronizei a apresentação dos bichonários, alguns fizeram em folhas de caderno, outros em folhas de ofício, meias folhas, enfim, os trabalhos ficaram com diferentes formas.

A padronização seria interessante para poder encadernar todos os trabalhos e deixar na sala como fonte de pesquisa. Por exemplo todos os As, Bs, Cs, mesmo os repetidos, poderiam formar um grande e conjunto BICHONÁRIO.

2 Comentários:

Às 11 de maio de 2008 às 19:46 , Blogger Leonardo Porto disse...

Prezada Juçara,

antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que as suas postagens estão muito ricas. Você está compreendendo muito bem os princípios que norteiam a auto-avaliação do portfólio de aprendizagem. Mas é claro que o que está bom pode melhorar. Na postagem do dia 6 de abril, que está bastante completa, contendo inclusive falas dos alunos, a tutora Maximira lhe sugeriu uma reflexão geral sobre a atividade, pois através desta reflexão você pode argumentar sobre a aprendizagem ocorrida. Então, é importante que isto seja incorporado às próximas postagens. Quanto à atividade das perguntas, o fato dos alunos não terem muito espaço em aula para fazerem perguntas é algo também a ser analisado. A atividade dos “bichonários” está muito bem descrita, e nela você faz uma breve reflexão final ao destacar os aspectos positivos e negativos da mesma. Continue seguindo neste caminho.
Leonardo.

 
Às 12 de maio de 2008 às 16:15 , Blogger Maxi disse...

oI Juçara!

Querida já deixei um comentario meu a respeito das perguntas no post devido. Mas queria reiterar isso que o prof. Leonardo comentou: teus posts são bastante ricos e apresentam reflexões bastante interessantes tuas. Algumas, no entanto, poderiam ser ainda mais aprofundadas.. :)

A exemplo deste post: de que maneira é positivo que as famílias se envolvam? sabemos que isso é importante - mas precisa estar dito o porquê - de acordo com a tua opinião, é lógico.

Este comentário é apenas para continuar esse diálogo reflexivo de aprofundamentos para considares nos próximos posts (não é necessário retomares ou refazeres este registro ok. Ele está muito bom, por sinal! :)

[ ] ´s Maximira

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial