sábado, 14 de junho de 2008

Português/Ed.Artística/Matemática

Estamos trabalhando, quarta série, no PROJETO REMÉDIOS

A primeira atividade é a leitura de um texto que fala sobre as relações existentes entre as pessoas e os medicamentos. (Tem os que tomam remédio sem receita, tem os que receitam como se fossem médicos, os que tomam remédio pra não ficar doente, tem os que tem mania de tomar remédio, etc)

Depois da leitura do texto fizemos um debate oral, onde as crianças falam sobre suas vivências familiares com relação aos medicamentos).

A próxima tarefa foi uma pesquisa, com no mínimo 5 pessoas respondendo as seguintes perguntas:

a) Você toma algum tipo de remédio? (sempre ou de vez em quando)
b) Quem receitou?
c) Você costuma ler a bula?
d) Compra remédio genérico?
e) Você guarda restos de remédios?

Na semana seguinte, já com os dados da pesquisa criamos um gráfico de barras. Eles iam respondendo e a professora construindo o gráfico no quadro. Através dele, tivemos a oportunidade de visualizar os dados coletados, de forma clara e perceber que a maioria das pessoas pesquisadas, toma remédio por conta própria e não lê a bula.

Na aula de Educação Artística, os/as alunos/as trouxeram embalagens de remédios e estudamos os dados contidos nestas embalagens. Por exemplo: Nome do Laboratório, quantidade, uso adulto ou infantil, cuidados, etc. Depois de estudadas as embalagens, a tarefa era criar um novo remédio (em duplas).

Incentivei as crianças a ousar na criação do remédio e eles inventaram várias coisas engraçadas.

Apareceu o RIZACAL - Anti-risadas, deve ser tomado de cabeça para baixo e a embalagem possui 20 comprimidos. Criaram também o Burricy tchau, que deve ser tomado dentro do roupeiro, alisantes para cabelos que também matam piolhos e vários outros remédios malucos.

Pedi que a turma prestasse atenção nas propagandas de remédios que passam na televisão, já que na próxima semana eles criarão um anúncio para vender o remédio que foi inventado.

Também estudaremos os tópicos principais de uma bula.

Reflexões:

Tenho como muito válidas as atividades que envolvem as famílias, e esse projeto também é importante por isso.

Foi feita a pesquisa, conversamos sobre os malefícios de tomar remédios sem receita médica, sobre prazo de validade (remédios que são guardados)e certamente a maioria das crianças vai conversar, em casa, sobre o que aprendeu na aula.

A parte da criação do remédio foi lúdica, acho isso positivo também e com certeza a partir dessa atividade as crianças verão as embalagens de remédios com outros olhos, compreendendo melhor as informações disponíveis.

1 Comentários:

Às 25 de junho de 2008 às 23:17 , Blogger Maxi disse...

:)

Fantástica atividade!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial