segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Geração Zapping X Comênio

Considerado o Pai da Didática, João Amos Komensky, conhecido no Brasil como Comênio, publicou a Didática Magna em 1638 e o primeiro livro ilustrado com fins didáticos para o ensino em 1658. Este livro obteve grande sucesso no auxílio a alfabetização e foi utilizado por mais de 100 anos em escolas da Europa.

Lendo a introdução e o índice da Didática Magna, podemos perceber que alguns tópicos ainda estão muito atuais como a importância da afetividade nas relações professor-aluno, o partir de ensinamentos fáceis e gradativamente avançando para atividades mais difíceis. Comênio também sugeriu que os estudos fossem intercalados com música, brincadeiras e conversas a fim de não sobrecarregar os alunos. A escola oferece tudo isso.

Atualmente também, a cada dois anos, as escolas públicas recebem novos livros didáticos para trabalhar com os alunos, específicos para cada série. Coloridos, modernos, bonitos, mas que não atraem os alunos.

Refletindo sobre o assunto aqui exposto penso que o que é atual para a escola, a imagem de acontecimentos com mais de 300 anos, não está sintonizado com o pensamento atual dos alunos e alunas.

Gastamos a metade do tempo das aulas tentando fazer com que as crianças e adolescentes parem e escutem, parem e leiam, parem e observem, parem e escrevam e quando eles param é por pouquíssimo tempo.

Estamos trabalhando com a famosa geração zapping, fazem tudo ao mesmo tempo e de forma aparentemente superficial. A meu ver a única coisa que atrai as turmas de alunos hoje é a tecnologia e esta ainda está pouco disponível nas aulas.

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2 Comentários:

Às 9 de setembro de 2009 às 13:22 , Blogger Marga disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 9 de setembro de 2009 às 13:31 , Blogger Marga disse...

Querida Juçara
É com muita alegria que passo a comentar tuas postagens. Espero contribuir sempre em prol do sucesso e superação na sua formação. Enriquecemos nossa prática, quando somos desafiados a refletir com ela. Instigando a refletir um pouquinho mais sobre a prática pedagógica e o olhar que damos a ludicidade, ja defendida na obra lida, como sua contribuição reflexiva poderia modificar ou contemplar os anseios de educadores que assim como tu, se preocupam com a aquisição de conhecimentos, a forma como seus alunos aprendem,e ainda, como poderia ser aprimorada essa interação que temos disponibilizada nas nossas escolas, através dos livros didáticos? Ja que fazem parte da nossa realidade,e por fim, o que deveria ser feito pra melhorar o acesso a tecnologia tao atrativa,contudo ainda restrita, a essa geração tão ativa?

 

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