segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Didática, planejamento e avaliação


Pedagogia de Projetos

Foi inspirador assistir o vídeo "Vamos passear na vassoura da bruxa Onilda" que mostra um projeto desenvolvido com uma turma de educação infantil, numa escola de Porto Alegre.

Trabalhar com projetos, em todas as séries traz vários benefícos, como:

O projeto para atingir seus objetivos não necessita homogeniezação de conhecimentos por parte dos alunos. Cada um constrói seus conceitos junto e separadamente do grupo independente do estágio de aprendizagem que se encontra.

O projeto desenvolvido de forma que todos participem expressando seus conhecimentos e realizando ações individuais e conjuntas da autonomia ao aluno.

A busca de informações fora da escola, leva a percepção que o aprender é um ato comunicativo e que o aluno também é responsável pela sua formação, sendo o educador um facilitador - “não o dono da verdade”.

A avaliação, assim como as aprendizagens é ampla. Os alunos podem contar o que aprenderam e em algum ponto sempre existirá aprendizagem e aquisição de novas habilidades.

Inspirada no vídeo realizei algumas atividades com minha turma de EI.

Durante uma semana lemos histórias da Bruxa Onilda.

As crianças desenharam, enfeitaram a sala, contaram histórias de bruxas e na sexta feira, dia 30 de outubro realizamos uma festa a fantasia com desfile.
Reflexão
Foi bastante significativo, já que todos gostam deste tema prestaram muita atenção nas histórias.

Todas as histórias foram recontadas pelas crianças desenvolvendo assim a oralidade e a prática de expressão no grupo.

Houve colaboração das mães e pais na elaboração das fantasias e também na colaboração com os comes e bebes para a festa.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 18 de novembro de 2009 às 09:38 , Blogger Marga disse...

Querida Juçara!

Fiquei empolgada com a alegria que tu remete ao relato da tua experiência! Adorei!Planejar e desenvolver projetos em sala de aula, pode instigar muito mesmo a participação dos alunos e até dos pais..não so na Ed. Infantil como em qualquer turma da Educação Básica. E gerar atividades onde as aprendizagens se evidenciam de tal forma , nos anima a trabalhar mais e mais com essa prática. De que forma ocorreu o registro dessas aprendizagens? É possível desenvolver outras temáticas com crianças dessa faixa etária? De que maneira ficaria visível para a comunidade escolar e para o próprio aluno a significação do que foi estudado?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial