domingo, 28 de março de 2010

Estágio 2010/1

Vou realizar o estágio com uma turma de educação infantil - 5 anos.
São 20 crianças, 11 meninos e 9 meninas.

Essa é a nossa sala!!! Linda, né?



Para começar a conhecê-los um pouquinho melhor tenho proposto situações onde todos possam se expressar dentro do grupo.

Uma maneira de fazer isso é lançar uma pergunta que desafie a criança a resolver uma situação problema. As respostas são surpreendentes e nos levam a conhecer um pouco melhor sobre como pensam os pequenos alunos.

Sexta-feira fiz a seguinte pergunta: - Se você ganhasse um peixe, mas não tivesse aquário, o que você faria?

Algumas respostas...

Suélen - que é uma menina extremamente tímida, respondeu: - Eu soltava no rio.

Amanda respondeu: - Matava e comia!

Vitória respondeu: - Dava pra outra criança que tivesse um aquário.

Júlia respondeu: - Sairia para comprar um aquário!

Eu estava interessadíssima ouvindo e pensando nas respostas e nas relações que devem ter com as vivências dos pequenos quando o Moisés disse:

- Professora agora EU posso te fazer uma pergunta?

Respondi que sim, esperando alguma revelação bombástica sobre os peixes. E ele olhou com uma carinha toda especial e disse:

- Não dá pra eu e o Kauan pegar dois carrinhos "daqueles" pra brincar?

Refletindo sobre isso penso no "dever" que nós professoras temos de respeitar e incentivar a espontaniedade das crianças. Acredito que quanto mais tempo isso for conservado maior será o desenvolvimento criativo na pessoa, já que a auto estima ficará preservada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial