segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Ç Ã O e aprendizagem




Para a epistemologia genética a ação é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental.

A frase popular "só se aprendende fazendo" é totalmente verdadeira e deve ser considerada no planejamento.

As crianças na educação infantil estão descobrindo o mundo fora de casa e a escola tem o importante papel de lhes proporcionar situações onde todos possam aprender através de ações, ou seja, contando fatos, escutando histórias, recontando essas histórias, recortando, colando, brincando, cantando, dançando, jogando, montando quebra-cabeças, dramatizando, etc.

Alguns alunos apresentam maiores dificuldades para desenvolver as tarefas mais simples e essas crianças precisam ser respeitadas e incentivadas dentro das suas limitações e do seu tempo de aprendizagem a fim de que possam acreditar na sua capacidade e superar as dificuldades.

Pretendo embasar meu planejamento com o olhar sempre voltado para atividades que propocionem a ação dos alunos e alunas.

Referências: Interdisciplina - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II

1 Comentários:

Às 10 de maio de 2010 às 09:40 , Blogger Marga disse...

Juçara querida, estou envergonhada por só hoje me dirigir ao seu portfólio por Escrito. Tenho acompanhado tuas postagens, percebido tua assiduidade, comprometimento e criatividade na apresentação das tuas reflexões! Parabéns pelo empenho e dedicação querida. O universo da Educação Infantil encanta e instiga um constante fazer para aprender mesmo! A pratica que tu já tens na tua bagagem profissional servirá como um elemento de equilíbrio e segurança. Sucesso na caminhada!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial