segunda-feira, 1 de novembro de 2010

REFLETINDO SOBRE O SÉTIMO SEMESTRE

EJA, DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO e LIBRAS

Vimos através das interdisciplinas estudadas neste semestre como é importante, para o êxito do processo de aprendizagem, conhecer nosso aluno e seu ambiente social, conseguir valorizar e respeitar sua cultura, relevar seus conhecimentos e ter objetivos claros ao planejar.

Os estudos realizados na interdisciplina de EJA nos possibilitaram conhecer o perfil dos jovens e adultos que retornam à escola. Esses estudos também nos indicam os cuidados que devemos ter com estes alunos, a começar pela forma de comunicação, tendo em vista que grande parte deles não domina a linguagem escolar, fato muitas vezes esquecido por nós professoras.




Em Linguagem vimos que existem muitos jeitos de ler, escrever, falar, que vivemos num mundo letrado. As pessoas se comunicam de diversas maneiras, assim como cada um tem sua própria leitura. As interpretações podem variar de acordo com entendimentos prévios, sentimentos, conhecimento de vocabulário etc.

Em Didática tivemos a oportunidade de repensar a questão do planejamento. Da clareza dos objetivos e da elaboração de atividades que valorizam os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, seja em casa ou em qualquer outro grupo social que ele esteja participando.

Estudando um pouquinho sobre LIBRAS aprendemos sobre a relevância de conhecer e respeitar a cultura surda e pensar em LIBRAS como a língua materna das pessoas surdas. Seria ideal que todas as escolas para surdos fossem pensadas e administradas por pessoas surdas e não o contrário como comumente acontece.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial