REFLETINDO SOBRE O QUINTO SEMESTRE
Neste semestre os estudos se voltaram para a parte organizacional da escola - GESTÃO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, etc.
Apesar de reconhecer a importância desses assuntos confesso que não são os meus preferidos, pois me considero uma professora de "sala de aula".
Através das leituras e atividades realizadas ao longo do 5 semestre aprendi como deve ser construído o PPP em uma escola democrática. Como diz Bernard Charlot “Um projeto político define a organização de uma sociedade, ou de um grupo humano, em todos os seus componentes: a economia, o trabalho, as trocas de bens e serviços, a assistência social, a cultura, a educação, etc. Uma vez definido um projeto político geral, mediante alguns valores fundamentais, é preciso ainda “Traduzi-lo” em uma dessas dimensões da vida coletiva, isto é, reformulá-lo levando em conta as especificidades de cada uma dessas dimensões. Se não se fizer esse trabalho de reformulação especifica, corre-se o risco de dispor-se de um projeto político geral, muito bonito, e, ao lado dele, de um projeto pedagógico especifico, que de fato não corresponde a esse projeto político."
Sabemos que a teoria ainda está muito distante do que ocorre na prática, mas ter a consciência de que o caminho para o sucesso escolar é trazer a comunidade para dentro da escola já é um passo importante. Até porque a bem pouco tempo não se falava nisso.
A escola também é lugar de unir e cooperar. É muito compensador para o aluno receber a ajuda da família e produzir um bom trabalho e também os pais ficam satisfeitos em ajudar. Acredito ser essa uma forma de aproximar a escola da comunidade.
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