quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Refletindo sobre o quarto semestre - 2008/1


Matemática, Estudos Sociais, Ciências Naturais e Seminário (integrando tudo)

Pensando sobre o quarto semestre concluo que ele possibilitou tanto para as alunas e aluno do PEAD, como também para os alunos e alunas das estudantes e do estudante do PEAD, conhecimentos científicos.

Por quê?

Porque em nossas práticas aplicamos os conhecimentos adquiridos.

Em ciências naturais aprendemos e ensinamos sobre os movimentos da terra, as horas de luz de um dia, a germinação das sementes, a vida. Vimos que esses ciclos ocorrem dentro de espaços que precisam ser preservados para manter o equilíbrio do planeta.

Essas perspectivas de tempo foram trabalhadas em Estudos Sociais com uma linha de tempo que nos situou relacioanndo nossa vida com fatos importantes que ocorreram no mundo.

Já o trabalho linha do tempo com as crianças lhes proporcionou a oportunidade de situarem-se socialmente, e estudando os grupos sociais nesta mesma matéria os alunos perceberam que todos e cada um ocupa um valioso espaço na sociedade.

Em matemática pode-se integrar o espaço, às formas geométricas (da escola, da sala de aula, do bairro) e estudar o tempo junto com as unidades de medidas, relacionando com as distâncias percorridas e que são do conhecimento dos alunos. Como o tempo da sua casa até a escola, ou até o centro da cidade, etc.

Foi um semestre de aprendizagens muito significativas, pois elas ocorrem de forma interdiscplinar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial