domingo, 23 de maio de 2010

Letramento na Educação Infantil




Aprendemos na interdisciplina de Linguagem e Educação, no semestre passado, que o letramento começa desde o nascimento da criança, com a mãe e com as imagens e falas que ela percebe e assim vai se desenvolvendo sucessivamente de acordo com as práticas e necessidades de cada um.

Por isso, na educação infantil é muito importante valorizar a criança como um sujeito letrado, que já possui vários conhecimentos no que se refere a escrita de nomes de brinquedos, marcas, alimentos e etc.

Penso que a esse conhecimento devemos agregar outros, seja na contação de histórias, seja na oferta de materiais impressos como livrinhos, jornais, revistas, rótulos e também atividades no computador que envolvem as letras e seus sons.

Toda essa oferta vai facilitar na hora da alfabetização, muitos códigos já serão conhecidos pelas crianças, haverá uma maior intimidade com o alfabeto e seus sons.

Sendo assim meu planejamento fica também comprometido com o letramento e com uma pré alfabetização das crianças na EI.

1 Comentários:

Às 8 de junho de 2010 às 10:43 , Blogger Marga disse...

Juçara, ainda tens duvidas do teu comprometimento frente o letramento na turma que atuas? É possivel fazer uso e onde entra a tecnologia nesse processo? beijitos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial