domingo, 9 de maio de 2010

Barco Martim Pescador - São Leopoldo

Quero dividir aqui uma manhã de formação que ocorreu para professoras da rede municipal de São Leopoldo.

Fizemos um passeio pelas águas do Rio dos Sinos, no Barco Martim Pescador, orientadas por um biólogo que ia fazendo dinâmicas e falando sobre a fauna, flora, poluição e outras informações a cerca do rio.

Muitas vezes frequentamos formações por serem obrigatórias e pouco aprendemos, até por serem teóricas e monótonas e resultar em impaciência e cansaço, mas nesse sábado foi diferente, foi instrutivo e dinâmico.

Acredito que o mesmo ocorre com nossos alunos e alunas quando ficam impacientes dentro da sala de aula, por estarem repetindo atividades que pouco significam para eles.

Por isso a necessidade de sair da sala, realizar atividades práticas onde todos possam participar, sendo com dramatizações, cantos, passeios no bairro ou até mesmo dentro do pátio da escola.

Esse é o Barco Martim Pescador


Lá fomos nós...

Grande parte do esgoto da cidade entra direto no rio, sem tratamento



Moradores nas margens do rio


Imaginem se nãõ fosse poluído...

Nessa formação aprendemos, entre outras coisas, que os metais pesados que estão nessa água não saem com nenhum tipo de tratamento, que os hormônios que estão nessa água, também não saem com nenhum tipo de tratameto e portanto conclui-se que a água do Sinos, mesmo tratada não é própria para o consumo.

Apesar de constatar a realidade sobre a poluição do nosso rio, também podemos sentir a alegria de estar navegando e aprendendo um pouco mais sobre o nosso meio ambiente.

1 Comentários:

Às 10 de maio de 2010 às 13:50 , Blogger Marga disse...

Que maravilha de atividade Juçara! Então que tal criar um roteiro com a turminha para desenvolver esse dinamismo e fortalecer ainda mais o vinculo com os pequenos? abraços pedagógicos!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial