domingo, 25 de abril de 2010

Bullying





Bullying é o uso do poder ou da força para intimidar ou perseguir os outros na escola (school place bullying) ou no trabalho (work place bullying). As vítimas dessa intimidação repetida e recorrente são normalmente pessoas que sem defesas são incapazes de motivar outras para agir em seu apoio. As vítimas, muitas vezes, sofrem silenciosamente, não tendo coragem de pedir ajuda.

Na última sexta-feira um aluno(da 4 série) perguntou: - Professora a senhora sabe o que é bullying?

Escutando a pergunta fiquei super interessada, imaginando que a criança estivesse sofrendo algum tipo de perseguição na escola e tal. Daí expliquei, de uma maneira que ele fosse entender o significado dessa palavra.

Quando questionei sobre o por que da pergunta ele disse: É que na LAN que eu vou tem um jogo com esse nome, tem até uma placa na parede, "Aqui tem BULLY". O aluno relatou como é o jogo e as situações que ocorrem, como colar nas costas de um colega (personagem) de escola um bilhete - chute meu traseiro - e outras situações anti-educativas, que incentivam a crueldade.

Particularmente nunca imaginei que existisse esse jogo e acho que informações como essa devem ser transmitidas a todos os pais de todas as escolas. Para que eles possam preservar seus filhos tanto de praticarem como de sofrerem o bullying.

2 Comentários:

Às 10 de maio de 2010 às 10:54 , Blogger Marga disse...

A pratica do Bulling está latente em muitas Instituições no nosso país, a muitos anos, mas recebe uma ênfase a pouco anos. Há pesquisas em andamento sobre o tema e talvez seria interessante contar com a equipe diretiva para acessar alguém da área para falar sobre o assunto. Só deixa eu entender...Tu disseste que ouviste uma criança do quarto ano falar sobre o tema..teus aluno também ouviram? O tema instigou questionamentos? Será que serviriam como elementos na construção de um PA? Abraços!

 
Às 10 de maio de 2010 às 18:16 , Blogger Juçara disse...

Oi

É que eu também sou professora de uma turma de quarta série e foi um aluno dessa turma que alou sobre o jogo.
Eu acho que seria muito interessante contar com a equipe diretiva, mas a escola é grande e conta com pouco pessoal para apoio.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial