domingo, 18 de abril de 2010

Estádios de desenvolvimento - segundo Piaget

Minha turma de EI (5 anos) encontra-se no estádio pré-operatório (2 a 7 anos).

Como estudamos, nesta fase a criança apresenta comportamento egocêntrico, mas não se da conta disso, não podemos confundir com o egoísta que se coloca no centro do mundo com cosciência.

Também neste estádio a criança vive muito o faz de conta, cria histórias totalmente fora da realidade e as conta como verdadeiras.

Estudamos que os adultos que as escutam devem incentivá-los a contar e escutar com respeito e atenção, não desmentindo a criança. Isso será importante no desenvolvimento da sua criatividade e auto-confiança.

A partir destes conhecimentos escuto e incentivo meus alunos a contar "suas histórias".

Atualmente uma criança da minha turma todos os dias me fala que está morando em um hotel, com todas a sua família e com o Rex (que é seu Dinossauro).

Quando questionado o menino vai dando detalhes de como é a vida no hotel, inclusive estou convidada para morar lá também.

É muito importante relacionar os comportamentos da criança segundo a fase em que ela se encontra. Com essa base podemos interagir com nossos alunos e alunas de maneira compreensiva e segura.

1 Comentários:

Às 10 de maio de 2010 às 10:45 , Blogger Marga disse...

É o elo que vai sendo criado! no momento que a interação acontece, as afinidades se ampliam e o vinculo se fortalecendo. Meio caminho andado para que as crianças aprendam com maior prazer e plasticidade. Sugiro que tu leias as postagens da Emilia. Ela também trabalha com a Educação Infantil e talvez possam contribuir para o sucesso dessa etapa! Abraços

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial